Praticando o desapego – 6 perguntas essenciais!

Acho que já comentei aqui no blog que esse ano quero me desapegar de algumas coisas, no começo do ano fiz uma limpa no meu armário e muita coisa foi pra doação. Mas como sei que para muita gente não é tão fácil assim desapegar, separei algumas perguntas que podem ajudar nesse momento de decidir se uma peça/roupa merece ficar no armário ou se já está na hora de passar adiante.

large (5)

Não é fácil se desfazer de peças que muitas vezes têm mais valor sentimental do que qualquer outro, aquela coisa de “meu namorado que me deu, eu não gostei, não troquei e agora não consigo me desfazer“, “ganhei de uma tia querida, não tem nada a ver comigo, mas tenho dó de doar/vender”, todo mundo já passou por isso. Mas pensando diferente, o que justifica ter no armário, roupas que você não gosta, não usa e não precisa ?

No meu caso, eu pre-ci-sa-va me desfazer ou meu armário ia explodir, e por ter muita coisa, por mais que arrumasse sempre, eu não via tudo que tinha, e vocês sabem, o que não é visto, não é lembrando, portanto, era comum eu achar que não tinha roupa, com tantas à disposição.

Bom, as dicas são fáceis, primeiro você separa o que você não vai doar mesmo, como por peças novas, que ainda estão em alta, ou presentes que você quer muito usar, mas está aguardando uma certa ocasião, ou peças que você gosta muito e que usa (mesmo!), nessa hora tem quer sincera hein, nada de separar tudo como eu gosto muito, não vale!

large (6)

Depois disso, com todas as peças que sobraram separadas, você faz as seguintes perguntas;

  1. Isso combina com meu estilo atual?
  2. Eu usei essa peça nos últimos 12 meses? Caso negativo, é provável que eu continue sem usar?
  3. Pense em 3 lugares e 3 combinações diferentes que você conseguiria fazer/ir com essa peça ?
  4. Se essa peça fosse rasgada, manchada, ou tivesse o zíper quebrado, eu ia fazer algum esforço para conseguir consertá-la ?
  5. Se eu estivesse no shopping e visse essa peça na vitrine, eu compraria?
  6. E o mais importante: Eu me sinto confiante e bonita quando eu uso isso?

Se você responder negativamente para alguma das questões acima, é hora de desapegar, e aí de acordo com o estado da peça, você decide se vende, doa, troca com uma amiga, ou joga no lixo.

Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida ou pergunta, deixa um comentário pra mim.

Beijos Gi

Deixe seu comentário

